quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mas será que Deus sabe que estou doente, aflito, sofrendo?


Muitas vezes, num momento de dificuldade, nos questionamos se Deus sabe do nosso sofrimento, e num ato de ingratidão causado pelo desespero, nos questionamos se Deus realmente existe.

Querido irmão, Deus não só EXISTE, como também SOFRE com você!

Temos a imagem de Deus como algo que não podemos sentir, que não tem ouvidos, boca, olhos, sentimentos.

Mas veja o que a Bíblia tem a dizer sobre Deus.

Isaias 58:18

“Eu vi os seus caminhos, mas vou curá-lo; eu o guiarei, e tornarei a dar-lhe consolo”

Neste verso, é nítido que Deus é um deus que VÊ. Não só vê, como também GUIA!

Salmos 41:3

“O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama”

Neste verso, é nítido que Deus é um deus que ASSISTE.

O que significa assistir?

Segundo o dicionário: Auxiliar, ajudar; socorrer; Acompanhar (enfermo, moribundo, parturiente, etc.) para prestar-lhe conforto. Afofar a cama ilustra exatamente essa idéia de prestar ajuda, assistência.

Isaias 59:1

“Eis que a mao do Senhor não esta encolhida, para que não possa salvar, nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir.”

Neste verso, é nítido que Deus é um deus que OUVE e é ACESSÍVEL.

João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Neste verso, é nítido que Deus é um deus que AMA

Deus tem sentimentos. Além de amar, ele tem um sentimento muito especial: COMPAIXÃO

Matus 14:14

E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.

Mateus 9:27-29

E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi.

E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.

Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.

Mateus 20:30-34

E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!

E a multidão os repreendia, para que se calassem; eles, porém, cada vez clamavam mais, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!

E Jesus, parando, chamou-os, e disse: Que quereis que vos faça?

Disseram-lhe eles: Senhor, que os nossos olhos sejam abertos. Então Jesus, movido de íntimacompaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram.

Marcos 8:1-3

NAQUELES dias, havendo uma grande multidão, e não tendo quê comer, Jesus chamou a si os seus discípulos, e disse-lhes:

Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm quê comer.

E, se os deixar ir em jejum, para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe.

Lucas 7: 13

E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.

Marcos 1:40-42

E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.

E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo.

O que é COMPAIXÃO?

Significa colocar-se incondicionalmente ao lado do outro, sem qualquer tipo de julgamento quanto à situação que ele está vivenciando, sem nenhum outro sentimento que não seja o de propiciar alívio à situação na qual aquele ser se encontra. Compassividade é portanto um abrir incondicional do próprio coração, uma doação incondicional, para que o outro ser consiga superar suas dificuldades. A pessoa precisa querer ser ajudada, precisa querer reagir, caminhar.

Compaixão, portanto, é compartilhar o sofrimento do outro, mas também procurar resolver a situação. Ele sabe que todas as aflições desta vida são temporárias; mas, mesmo assim, ele sofre conosco.

Lendo os últimos versículos acima, em Marcos 1:40-42, podemos observar seis fatos sobre a compaixão de Jesus: Œ Ele viu a pessoa.  Ele percebeu o sofrimento da pessoa. Ž Ele ouviu o apelo do sofredor.  Ele sofreu com o homem (assim, a idéia de compaixão).  Ele falou com o leproso. ‘ Ele agiu em favor da pessoa que necessitava de ajuda. 7: Ele não perdeu a fé e confiança em Deus,

Deus sabe do meu sofrimento, mas não sei como devo me dirigir a ele!

Romanos 8:26

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

Por amor de nós, Deus deixou o Espírito Santo aqui na terra, para interceder por nós, ajudando-nos nas nossas orações e petições, respondendo-nos de acordo com as nossas necessidades reais. Nossa imaturidade espiritual é tão grande que o Espírito intercede por nós com gemidos que não se podem medir! Bem-aventurados somos nós, porque o Espírito não se cansa de interceder por nós!

Sim, Deus se compadece de nós e se importa conosco!

Deus os abençoe sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário